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Notícia: Line Coaching em Natal


A Line Coaching, empresa de Florianópolis que desenvolveu um processo fantástico para ajudar outras empresas a se recuperarem em momentos de crise, vai promover em Natal-RN um jantar de negócios para empresários de diversos segmentos.
O programa é inspirado no livro: O mito do empreendedor de Michael Gerber.Mais informações no Site que deixarei nos comentários dessa publicação.



>>>> Mais informações acesse:

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Twitter: www.twitter.com/Siner_Concursos Site: www.sinergiaconcursos.org Notícias: www.twitter.com/OrlandoLima_ADM Canal: https://www.youtube.com/c/OrlandoLima_adm Gostou desse post? receba outros materiais: http://eepurl.com/cayNrj Postado por: Orlando Lima, Blog SC.

O que são Homônimos?




São palavras que apresentam igualdade ou semelhança fonética (som) ou igualdade gráfica (grafia), porém com significados distintos. Os homônimos se subdividem em três grupos. 
Palavras homógrafas características:
- som diferente;
- escrita igual;
- significado diferente.
Palavras homófonas características:
- som igual;
- escrita diferente;
- significado diferente.
Palavras homônimas perfeitas características:
- som igual;
- escrita igual;
- significado diferente.

Homógrafos – Veja alguns exemplos de palavras iguais na grafia, mas diferentes no som e no significado. 
Alguns exemplos:
  • colher (talher) e colher (apanhar);
  • começo (princípio) e começo (verbo começar);
  • cor (coloração) e cor (memória);
  • coro (coral) e coro (verbo corar);
  • corte (palácio) e corte (golpe);
  • força (pujança) e força (verbo forçar);
  • gelo (água solidificada) e gelo (verbo gelar);
  • gosto (sabor) e gosto (verbo gostar);
  • governo (ministério) e governo (verbo governar);
  • jogo (entretenimento) e jogo (verbo jogar);
  • molho (caldo) e molho (verbo molhar);
  • olho (órgão da visão) e olho (verbo olhar);
  • seca (enxuta) e seca (verbo secar);
  • sede (vontade de beber) e sede (matriz);
  • sobre (acerca de) e sobre (verbo sobrar);
  • torre (construção elevada) e torre (verbo torrar).
Percebeu que a palavra possui a mesma grafia (escrita), mas o sua pronúncia (som) e significados são diferentes? Percebeu ainda que, a classe semântica dessas palavras são diferentes, por exemplo, "Cor" (coloração) pintar um quadro na cor azul. "Cor" (memória) Eu tenho tudo que eu escrevo de cor, ou seja, decorado. São, palavras simples que a depender do contexto muda completamente de significado, mas isso fica para próximas aulas, vamos nos deter apenas a palavra em si e sua classificação.

Homófonas - Vimos que as palavras homo (mesmo) fono (som) possuem o mesmo som, porém são diferentes em dois aspectos: grafia e significados. Vejamos, pois, alguns exemplos:
  • cento (cem) e sento (verbo sentar)
  • cerração (neblina densa) e serração (ato de cortar com serras)
  • cerrar (fechar, terminar) e serrar (cortar com serra)
  • cesto (balaio) e sexto (6º)
  • cheque (documento para pagamento) e xeque (chefe muçulmano)
  • cinto (acessório para as calças) e sinto (verbo sentir)
  • concelho (município) e conselho (sugestão)
  • concerto (espetáculo musical) e conserto (reparação)
  • coxa (parte da perna) e cocha (vasilha, cordões)
  • cozer (cozinhar) e coser (costurar)
  • extrato (registro bancário, polpa) e estrato (camada)
  • hera (planta trepadeira) e era (verbo ser)
  • houve (verbo haver) e ouve (verbo ouvir)
  • lasso (frouxo, distendido) e laço (nó com alças)
  • mau (antônimo de bom) e mal (antônimo de bem)
  • noz (fruto da nogueira) e nós (pronome pessoal)
  • passo (passada, etapa, verbo passar) e paço (palácio)
  • saudar (cumprimentar) e saldar (completar um pagamento)
  • sena (loteria) e cena (cenário)

Viu como agora ficou mais fácil?! Percebeu como essas palavras possuem a grafia muitas vezes semelhantes, mas distintas, ou seja, diferentes. Mas possuem o mesmo som. Esse conceito de grafia semelhante é importante para que você entenda que existem os homônimos perfeitos, que são palavras que possuem a grafia igual, assim como, a mesma pronúncia, mas apesar disso, têm significados diferentes. Senão, vejamos:

Homônimas Perfeitas - Atenção! Esse é nosso último elemento das palavras homônimas. Então, preste bastante atenção! Recapitulando: vimos que as palavras homônimas dividem-se em três tipos: homógrafas, ou seja, mesma grafia com pronúncia e significado diferente. Homófonas, que possuem mesmo som ou pronúncia, mas com grafia e significados diferentes. Agora, vamos conhecer as homônimas Perfeitas. Esse conceito por sua vez, também é simples de entender. Veja alguns exemplos:
Eu cedo este lugar para a professora. (cedo = verbo)
Cheguei cedo para a entrevista. (cedo = advérbio de tempo)
O caminho é estreito (caminho) → substantivo / Eu caminho todos os dias (caminho)→ verbo
Mais uma vez não vamos entrar no mérito da análise semântica da palavra, mas perceba que nesse exemplo, as duas palavras possuem significados distintos por se tratarem de duas classes gramaticais diferentes, ou seja, verbo e advérbio.
Agora, que concluímos os três tipos de homônimos, vamos entender o significado de parônimos e suas implicações.
Na próxima aula vamos estudar o que são parônimos. Abraços...




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Parônimos e Homônimos - Aula 02 (Parte I)


A homonímia e a paronímia são conceitos importantes dentro do estudo da língua portuguesa. São termos que fazem parte do estudo da semântica (significado das palavras). Saber de que se trata cada palavra é elementar nessa fase dos seus estudos para concursos. Vamos dizer que você precise redigir um texto, para utilizar as palavras corretas você faz uso de um bom dicionário. Perceba que existem muitas palavras que possuem grafia semelhantes e muitas delas iguais. Perceba também que ao pronunciar as palavras existe palavras com sonoridade idênticas e outras, um tanto quanto semelhantes, mas todas com significados diferentes.
O nosso objetivo nessa aula é trazer à tona esses conceitos. Nesse primeiro momento vamos nos deter apenas ao significado entre essas duas palavras. Logo após, vamos nos aprofundar em resolver algumas questões de concursos, por fim, faremos um resumo de tudo que vimos nesta aula.
Antes de começarmos atente para a composição morfológica das palavras Homófonas: Homo (mesmo) + Fono (som) e homógrafas: Homo (mesmo) + Grafia (escrita) guarde esse conceito, pois, vamos precisar dele.

No próximo post vamos estudar: 
O que são Homônimos?

Até mais! Abraços.

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Interpretação Textual (Parte II)

Lembra dos exemplos práticos do primeiro tópico da aula 01? Se não, volte a aula e leia com bastante atenção e após compare os mesmos conceitos com base na definição do dicionário, sentido denotativo. Vejamos como esse apresenta a ideia de compreensão e interpretação: clique no link a seguir e abra o dicionário online:
As definições mais importantes que encontrei foram estas:
Compreensão significa: “Faculdade de compreender, faculdade de entender, de perceber o significado de algo; entendimento.”
Interpretação significa: “Sentido em que se toma o que se ouve ou o que se lê, e que se julga ser o verdadeiro.”.
Após observar essa definição, veja no material para download o mapa mental em PDF mostrando as principais diferenças entre compreender e interpretar.
É com base nesses conceitos de interpretação e compreensão que vamos iniciar nosso cursinho. Responda o Quiz abaixo identificando qual questão é aquela que se refere a compreensão textual e qual se refere à interpretação de texto. O Quiz é composto por cinco questões. Lembre-se que essa resolução é importante para que nossa equipe de tutores acompanhe o seu desempenho.
Com base em seu nível de aprendizagem vamos intensificar nossos estudos.

Questões comentadas de interpretação textual
Olá, alunos e alunas
Chegamos a parte prática da nossa aula, certo? Vejam bem, iniciaremos o momento de resolução de questões comentadas.

Antes vamos analisar a imagem abaixo, que faz uma comparação entre os conceitos discutidos na aula 1. É necessário que você entenda que existem indicadores que apontam quando uma questão é de interpretação ou compreensão textual.
Percebeu que existe uma enorme diferença entre compreensão textual e interpretação? É importante que você entenda que quando a frase se referir ao que está no texto, por exemplo: "segundo o texto", estamos diante de uma questão de compreensão textual. Mas se, por exemplo, tratar-se de algo que está a parte, ou seja, fora do texto, como por exemplo: "infere-se". Essa é uma questão de interpretação textual. Isso é importante, para que você possa entender bem o texto, pois, quando se tratar de uma questão de compreensão, automaticamente, você irá procurar dentro do texto a sua resposta.

Nesse tópico analisaremos com calma a aplicação dos conhecimentos estudados nas aulas anteriores. É importante que você esteja atento às questões discutidas nesta aula, levando em consideração que veremos na prática tudo o que estudamos até agora.
O seguinte texto servirá de base para as duas questões que vamos comentar, lembrando que o Quiz servirá para avaliarmos seu desempenho até agora. Vamos lá?!

QUESTÕES COMENTADAS:
Texto 1:
“Passei a vida atrás de eleitores e agora busco os leitores.”
(José Sarney, na Veja, dez/97)
1) Deduz-se pelo texto uma mudança na vida:
a) esportiva
b) intelectual
c) profissional
d) sentimental
e) religiosa
Comentários:
Você conseguiu compreender o texto?
É importante que você saiba quem é o autor, mesmo que não o conheça isso não interfere na interpretação de sua fala ou intenção comunicativa. Observe que ele afirma enfaticamente que antes era uma coisa e hoje é outra. Você percebeu qual foi a mudança? Antes ele passou a vida atrás de eleitores, logo era político. Agora ele busca leitores, passou a ser escritor. Podemos concluir que a resposta correta é a letra “C”.
Antes de continuarmos quero que você reveja a questão e observe o conectivo inicial do enunciado: “deduz-se”. Lembra do quadro no início desta aula? Na 5ª linha da 2ª coluna, essa palavra relaciona-se com interpretação textual. É possível identificar se a questão é de interpretação ou compreensão conhecendo os conectivos.
Diante de questões como essa temos que buscar a informação nas entrelinhas, ou seja, o que está além do texto, aquilo que é resultado de nossas próprias conclusões. O texto que analisamos não diz que a mudança de vida foi profissional, mas que o autor vivia atrás de eleitores e agora busca leitores, portanto percebe-se a diferença entre ser político e escritor, duas profissões distintas.
Passemos a outra questão com base no mesmo texto.

2) O autor do texto sugere estar passando de:
a) escritor a político
b) político a jornalista
c) político a romancista
d) senador a escritor
e) político a escritor
Comentários:
Vejamos “o autor do texto sugere...” é uma questão de compreensão não é mesmo? O que ele sugere é o que devemos buscar no próprio texto, pois é aquilo que ele quer transmitir. Ora, o autor sugere que passou a vida atrás de eleitores, quem procura eleitores é político. Mas fique esperto! Nas alternativas aparece Senador que não deixa de ser político, no entanto é específico e o autor não sugere que tipo de político ele era, isso seria uma questão de interpretação sua, tendo em vista seu conhecimento de mundo ou competência enciclopédica que lhe diria que o José Sarney autor da frase em apreço é senador. Cuidado com as pegadinhas! Chegamos a conclusão com base no texto, que o autor deixa de viver atrás de eleitores (político) e passa a buscar leitores (escritor). O romancista apresentado na alternativa “c”, está incorreto pelo mesmo motivo, visto que romancista é quem escreve romance e o autor não sugere isso. Mas na alternativa “e” temos o nosso gabarito.

Resumo - Interpretação textual
Beleza Galera?!
Chegamos a reta final da nossa primeira aula! Espero que vocês tenham gostado.
Neste tópico trago até vocês um resumo da nossa aula, mas não acabamos por aqui vamos continuar praticando. Lembre-se quanto mais exercícios vocês fizerem mais chances terão de serem aprovados. Fica a dica!
Resumi essa aula em duas imagens. não esqueça de fazer download deste material em PDF:


10 Dicas de ouro para você aprender a interpretar bem um texto:
  1. Utilize um dicionário. Faça anotações das palavras desconhecidas e consulte-as;
  2. Aprenda a parafrasear o que ler, ou seja, reescrever a mesma frase, parágrafo ou texto com suas palavras;
  3. Utilize material impresso. Estudos comprovam que fazer anotações, virar página e manusear um livro físico ajuda a memorização;
  4. Faça uma leitura pausada;
  5. Observe como as palavras são utilizadas no contexto;
  6. Aprenda a extrair a ideia central do texto, ou seja, a ideia mais importante;
  7. A dica mais importante de todas: Leia mais, leia muito!;
  8. Veja se o sentido dado ao texto realmente faz sentido;
  9. Estude a gramática aplicada ao texto. Saiba como funciona as construções frasais. Mas, não estude a gramática isoladamente. Lembre-se de associar tudo ao contexto e ao texto; e
  10. Faça exercícios de palavras sinônimas e antônimas.